quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PANTANAL-1990


Pantanal é uma telenovela brasileira escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar.
A trama foi produzida pela extinta Rede Manchete e exibida originalmente de 27 de março a 10 de dezembro de 1990 às 21h30, sendo reapresentada quatro vezes, a última sendo na emissora SBT.

1 Sinopse
2 Produção
3 Exibição
3.1 Recepção
4 Curiosidades
5 Elenco
5.1 Participações Especiais
5.2 Atores convidados
5.3 Outras participações especiais
6 Trilha sonora
6.1 Volume 1
6.2 Volume 2
6.3 Pantanal: Suíte Sinfônica
6.4 O Melhor do Pantanal
7 Referências
8 Ligações externas

Sinopse
A novela conta a história de José Leôncio, fazendeiro do Pantanal, que em viagem para o Rio de Janeiro se apaixona por uma jovem fútil, mimada e multi-milionária de nome Madeleine. José Leôncio se casa com ela, a leva para o Pantanal e a engravida. Mulher da cidade grande, Madeleine não se adapta ao mundo rural, à rude vida pantaneira e à rotina de peão do marido. Durante uma das viagens de Zé Leôncio em comitiva, levando gado para a venda, ela foge grávida, quase dando a luz, de volta para a cidade do Rio de Janeiro.
Amargurado, Zé Leôncio tenta em vão recuperar o menino, que acabara de nascer, mas acaba concordando em deixá-lo com a mãe na cidade grande. Passa a viver então com Filó, sua empregada, com quem já tinha um filho, Tadeu. Vinte anos depois, o filho legítimo, Jove (Joventino), finalmente descobre que o pai está vivo, ao contrário do que a mãe lhe tinha contado, e decide visitá-lo. Mas o choque cultural é grande e os dois têm sérias dificuldades para se entender.
Sentindo-se rejeitado pelo pai, que acha que o filho é afeminado, e ridicularizado pelos peões por causa de seu jeito de moço da cidade, Joventino decide retornar ao Rio, mas leva consigo Juma Marruá, moça criada como selvagem pela mãe até a morte desta, assassinada por encomenda numa trama paralela de vingança entre posseiros de terras e vítimas de grilagem. Tal como a mãe, comenta-se no Pantanal que Juma se transforma em onça. Passado um tempo no Rio, onde o choque cultural é agora sofrido por Juma, Joventino retorna ao Pantanal para não ter que se separar de sua "onça" amada. Desta vez, ele está disposto a se adaptar ao estilo de vida local. Jove começa a se acertar com o pai e com Juma e vai se transformando num autêntico peão pantaneiro, surpreendendo a todos continuamente.
A história tem ainda um lado sobrenatural, baseado no fascinante folclore da região: os principais personagens, com exceção de José Leôncio, frequentemente se deparam com uma figura conhecida como "O Velho do Rio", um curandeiro idoso que cuida das pessoas atacadas pela boca-de-sapo, uma cobra venenosa, ou que simplesmente se perdem na extensão do Pantanal. O povo acredita que se trate do pai de José Leôncio, o desaparecido peão Joventino, de quem o neto Jove herdou o nome. Além do Velho do Rio e da história de Juma Marruá como onça, uma terceira trama sobrenatural enriquece a novela: a figura do misterioso peão Trindade, que teria um pacto com o diabo, ou seria ele próprio a encarnação do diabo.
No decorrer da trama, José Leôncio descobre a existência de um terceiro filho seu, na verdade o primeiro dos três: José Lucas de Nada, fruto do primeiro relacionamento sexual dele com a prostituta Generosa de Nada, em um prostíbulo de Goiás para o qual fora levado pelo pai ao completar quinze anos de idade a fim de "mostrar que era macho".
A saga da família Leôncio inclui, finalmente, o complicado relacionamento com o fazendeiro vizinho, Tenório, cujo passado como grileiro de terras o liga às tragédias familiares de Juma e seus pais, bem como de outros peões e agregados tanto da fazenda de José Leôncio como do próprio Tenório. O mau-caratismo deste e sua inclinação a vinganças covardes porá em risco em diversas circunstâncias a família de José Leôncio. Por sua vez, Tenório também estará na mira de forasteiros que vieram de longe em busca de vingança contra o homem que destruiu a vida e os bens de seus pais.

Produção
A novela foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar.
Durante anos, a novela ficou engavetada na Central Globo de Produções, à espera de uma decisão se seria produzida ou não. Em 1990, a Manchete contrata seu escritor, Benedito Ruy Barbosa, que finalmente realiza seu sonho, obtendo estrondoso sucesso e superando a até então imbatível Rede Globo. Além disso, a Manchete contrata também uma grande leva de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e mistura com revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter.
Depois de provar que suas histórias também mobilizavam a audiência no horário nobre, o autor Benedito Ruy Barbosa, que na Globo só recebia o horário das 18h, retornou à casa em 1993 para escrever, finalmente, uma novela das oito global: Renascer, outro grande sucesso.
Uma das atrizes do elenco não queria atuar na novela. Carolina Ferraz só foi atuar na novela após ser ameaçada de demissão pela emissora.
Como em todas as novelas o roteiro sempre muda no meio da exibição. Ítala Nandi havia pedido ao autor uma licença para atuar em um filme, e ele resolveu matar a sua personagem, Madeleine. Já Almir Sater saiu para protagonizar Ana Raio e Zé Trovão.

Exibição
A novela foi exibida originalmente no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 27 de março e 10 de dezembro de 1990 às 21h30.
Pantanal foi reapresentada em duas ocasiões: às 19h30, de 17 de junho de 1991 a 18 de janeiro de 1992, e às 21h30 na íntegra, de 26 de outubro de 1998 a 14 de julho de 1999. Esta segunda reprise tem uma particularidade interessante: entrou no ar em substituição à novela Brida, que acabou com os recursos da emissora. A Rede Manchete seria vendida pouco depois dessa reestreia de Pantanal, sendo assim essa reprise foi concluída pela RedeTV!.
Reexibição no SBT
A exemplo do que já havia sido feito com Xica da Silva, o SBT comprou as fitas da novela arrematadas no leilão da massa falida da Manchete e passou a reapresentar Pantanal às 22h desde o dia 9 de junho de 2008 à 13 de janeiro de 2009. A Rede Globo já anunciou que irá contestar a reprise, pois detém os direitos do texto, adquiridos do autor Benedito Ruy Barbosa.
O SBT não anunciou a novela com antecedência. A emissora só anunciou como sendo sua "Arma Secreta". Também foram exibidas enquetes sobre as novelas preferidas pelo público e, curiosamente, na edição Pantanal era a preferida do público. A emissora de Silvio Santos só começava a exibir a novela Pantanal quando a então novela das oito, A Favorita, acabava. A emissora paulista chegou a exibir chamadas apelando para o público dizendo: "Quando acabar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja a novela Pantanal".
A novela foi exibida pelo SBT do dia 9 de junho de 2008 a 13 de janeiro de 2009, de segunda a sábado na faixa das dez da noite. Nesta reexibição foi apresentada em 187 capítulos, uma vez que, no seu início, o SBT compactava três capítulos em um, apresentando a novela em full time. Também foi criada uma nova abertura, e nesta quem aparecia nua era a modelo Glenda Santos.
A apresentadora Nani Venâncio, na época modelo, aparece nua se metamorfoseando em onça na abertura da novela.

Recepção
A novela foi um sucesso na época e ganhou vários prêmios :
APCA (1990):
Melhor Novela
Melhor Atriz - Jussara Freire
Melhor Ator - Cláudio Marzo
Revelação Masculina - Ângelo Antônio
Melhor Diretor - Jayme Monjardim
Troféu Imprensa (1990):
Melhor Novela
Melhor Atriz - Jussara Freire
Melhor Ator - Cláudio Marzo
Revelação do Ano - Cristiana Oliveira

Curiosidades

Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde maio de 2009)Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.
Com o público a novela será para sempre lembrada como a novela que bateu a audiência da Rede Globo. Seu sucesso foi estrondoso, ao ponto de a emissora de Roberto Marinho esticar a novela das oito (então Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu) para que os telespectadores não mudassem de canal, e lançar uma novela com os maiores nomes da casa (Araponga) para competir no mesmo horário, cancelando boa parte da linha de shows, tirando do ar programas consagrados como o TV Pirata.[1]
Pantanal também foi a primeira (e por enquanto, a única) telenovela não-global, desde a falência da TV Tupi em 1980, que conseguiu ultrapassar frequentemente a marca de 40 pontos de audiência, muito além do esperado.O que é uma proeza fora dos domínios da TV Globo. E de quebra, o avassalador sucesso da trama rural pôs a emissora de Adolpho Bloch de vez entre as grandes produtoras de telenovelas da América Latina. Todavia, a Rede Manchete nunca mais repetiria tal façanha nos nove anos que lhe restariam de vida.
Em 1989 Cristiana Oliveira começou a gravar Pantanal, no papel de Juma, que inicialmente seria para a atriz Glória Pires. Mas Cristiana se ofereceu para fazê-lo, já que havia se apaixonado pelo papel ao ler a sinopse. A telenovela foi um grande sucesso, derrubando a audiência da TV Globo e virando um marco na teledramaturgia brasileira. Cristiana Oliveira, com este trabalho, ganhou prêmios no Brasil e no exterior.
Após dezoito anos, na reexibição de Pantanal pelo SBT, a novela voltou a bater a Rede Globo na audiência. No capítulo de quinta-feira, 3 de julho de 2008, a novela da Manchete exibida pelo SBT chegou a 18 pontos de pico, conquistando a liderança por quinze minutos. Desde este dia, em alguns capítulos, a novela atinge, por alguns minutos, a liderança de audiência e em boa parte do horário de exibição, a vice liderança em audiência.
O personagem do Roberto, filho de Tenório, inicialmente seria gravado por Livingstone Trobilio, afilhado da então primeira dama da Manchete, Ana Bentes Bloch. Porém, por motivos de estudos, ele foi substituído por Eduardo Cardoso, que por sua vez desempenhou o personagem com mérito. Ambos estudavam na mesma escola na vida real.
Pelo que se dizia, devido à boa audiência de Pantanal, o SBT já estaria negociando as fitas de A História de Ana Raio e Zé Trovão, novela produzida pela Rede Manchete após Pantanal, para uma possível reprise após o término da novela, porém, Silvio Santos mudou de ideia, e irá transformar o horário das 22h em horário fixo para novelas brasileiras que serão produzidas pelo SBT, começando pela novela Revelação.
A grande maioria das cenas internas foram gravadas no estúdio em Água Grande, zona norte carioca.
A atriz Luciene Adami fez de sua personagem Guta, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de janeiro de 1991.
Nas chamadas de Pantanal no SBT,a emissora dizia "Amanhã,depois que terminar a novela da Globo,A Favorita,troque de canal e veja Pantanal".
[editar] Elenco
Alguns atores da novela já faleceram. São eles : João Alberto Carvalho, Rômulo Arantes, Luiz Armando Queiroz, Flora Geny, Rubens Correa, Alexandre Lippiani, Xandó Batista, Jofre Soares e o diretor Marcelo de Barreto.

Marcos Palmeira fez o Tadeu filho de Filó e José Leôncio.
Ator
Personagem
Cláudio Marzo
José Leôncio / Velho do Rio (Joventino)
Marcos Winter
Joventino Leôncio Neto (Jove)
Cristiana Oliveira
Juma Marruá
Jussara Freire
Filó (Filomena Aparecida)
Marcos Palmeira
Tadeu Aparecido Leôncio
Elaine Cristina
Irma Braga Novaes
Ítala Nandi
Madeleine Braga Novaes
José de Abreu
Gustavo
Flávia Monteiro
Nalvinha
Luciene Adami
Guta (Maria Augusta)
Tarcísio Filho
Marcelo
Ângela Leal
Maria "Bruaca"
Ernesto Piccolo
Renato
Eduardo Cardoso
Beto (Roberto)
Andréa Richa
Muda (Maria Ruth)
Sérgio Reis
Tibério
Almir Sater
Xeréu Trindade
Ângelo Antônio
Alcides
Rômulo Arantes
Levy
Marcos Caruso
Tião
Ewerton de Castro
Quim
Giovanna Gold
Zefa
João Alberto Carvalho
Zaqueu
Ivan de Almeida
Orlando (chalaneiro)
Lana Francis
Teca
[editar] Participações Especiais
Ator
Personagem
Carolina Ferraz
Irma jovem
Cássia Kiss
Maria Marruá
Ingra Liberato
Madeleine jovem
José Dumont
Gil
Oswaldo Loureiro
Chico (taxista)
Tânia Alves
Filó jovem
Sérgio Britto
Antero Novaes
[editar] Atores convidados
Ator
Personagem
Nathália Timberg
Mariana Braga Novaes
Rosamaria Murtinho
Zuleika
Antônio Petrin
Tenório
Paulo Gorgulho como "José Lucas de Nada"
[editar] Outras participações especiais
Alexandre Lippiani - Raimundo (filho de Maria e Gil)
Alexandre Marques - Garçom
Andrea Cavalcanti - amiga de Madeleine
Antônio Gonzalez - Bruno
Antônio Pitanga - Túlio
Buza Ferraz - Grego
Christian Lima - José Lucas criança
Enrique Diaz - Chico (filho de Maria e Gil)
Fátima Freire - prostituta que conversa com Joventino
Fausto Ferrari - Teodoro
Flora Geny - Ana (avó de Zé Lucas)
Geisa Gama - Rosa (mulher do Chico Taxista)
Gisela Reimann - Érica (repórter)
Giuseppe Oristânio - paraquedista (amigo de Jove)
Gláucia Rodrigues - Matilde
Haroldo Costa - padre Antônio
Jairo Lourenço - Otávio (amigo de Madeleine)
Jece Valadão - coureiro que tem a orelha comida por Juma
Jessica Canoletti - Juma criança
João Diemer - coureiro
Jofre Soares - padre
Júlio Levy - Davi
Kátia D'Angelo - Generosa (prostituta, mãe de José Lucas)
Kito Junqueira - Pistoleiro
Leandra Leal - Maria Marruá Leôncio (filha de Jove e Juma)
Leila Lopes - Lúcia
Livingstone Trobilio - filho da prostituta interpretada por Fatima Freire
Luiz Armando Queiroz - Empresário Carioca
Luiz Henrique Sant'Agostinho - Ari
Marcio Ehrlich - Piloto de Taxi Aéreo (Cap.25)
Marcus Vinícius - Expedito
Paulo Vinícius - José Leôncio criança
Renan Itaborahy Cabizuca - Joventino jovem
Rose Abdallah - Myriam
Rubens Corrêa - deputado Ibrahim Chaguri
Sérgio Mamberti - Dr. Arnaud (Advogado de José Leôncio)
Silvio Pozatto - Rúbem
Sílvio Pozatto - Rúbem (amigo de Madeleine)
Thiago Frota - Joventino Criança
Totia Meirelles - vedete
Wálter Santos - Pistoleiro
Xandó Batista - padre
Zaira Zambelli - prostituta que rouba o caminhão José Lucas

Trilha sonora

Volume 1
01. No Mundo dos Sonhos (Pepperland) - Robertinho do Recife (tema de Jove)
02. Quem Saberia Perder - Ivan Lins (tema de José Leôncio)
03. Apaixonada - Simone (tema de Irma)
04. Divinamente Nua a Lua - Orlando Morais (tema de Guta)
05. Amor Selvagem - Marcus Viana (tema de Juma e Jove)
06. Estrela Natureza - Sá & Guarabira (tema de Maria Marruá/ tema de Juma)
07. Pantanal - Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)
08. Memória da Pele - João Bosco (tema de Madeleine)
09. Castigo - Leo Gandelman (tema de Gustavo)
10. Um Violeiro Toca - Almir Sater (tema de Tibério)
11. Triste Berrante - Solange Maria e Adauto Santos (tema de Filó)
12. Comitiva Esperança - Sérgio Reis e Almir Sater (tema de locação: cenas das comitivas de peões)

Volume 2
01. Tocando em Frente - Maria Bethânia (tema de Tadeu e Zefa)
02. Meu Coração - João Caetano (tema de José Lucas de Nada)
03. Cantar - Sílvia Patrícia e Caetano Veloso
04. Reino das Águas - Marcus Viana
05. Chalana - Almir Sater (tema de locação: Pantanal)
06. Pantanal - Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)
07. Saudade - Renato Teixeira
08. A Glória das Manhãs - Sagrado Coração da Terra (tema de locação: Ninhal)
09. Garça Branca - Cláudio Nucci (tema de Maria Bruaca)
10. Paz - Sagrado Coração da Terra (tema de Irma e José Leôncio)
11. Peão Boiadeiro - Sérgio Reis (tema de Trindade)
12. Espírito da Terra - Marcus Viana
13. Noite - Marcus Viana

Pantanal: Suíte Sinfônica
Músicas compostas e regidas por Marcus Viana.
01. Pantanal (abertura)
02. Pulsações da Vida
03. Espírito da Terra
04. Onça Pintada
05. Noite
06. Reino das Águas
07. Paz
08. Respiração da Floresta
09. A Glória das Manhãs
10. Sinfonia

O Melhor do Pantanal
CD lançado durante a reexibição pelo SBT, um misto entre os CDs lançados pela Manchete.
01. Pantanal (abertura) - Marcus Viana
02. Estrela Natureza - Sá & Guarabira (tema de Maria Marruá/ tema de Juma)
03. Espírito da Terra - Marcus Viana
04. Chalana - Almir Sater (tema de locação: Pantanal)
05. Peão Boiadeiro - Sérgio Reis (tema de Trindade)
06. Memória da Pele - João Bosco (tema de Madeleine)
07. Tocando em Frente - Maria Bethânia (tema de Tadeu e Zefa)
08. Amor Selvagem - Marcus Viana (tema de Juma e Jove)
09. Comitiva Esperança - Sérgio Reis e Almir Sater (tema de locação: cenas das comitivas de peões)
10. Reino das Águas - Marcus Viana
11. Triste Berrante - Solange Maria e Adauto Santos (tema de Filó)
12. Um Violeiro Toca - Almir Sater (tema de Tibério)
13. Noite - Marcus Viana
14. Pantanal - Sagrado Coração da Terra (tema de abertura e tema geral)

videos da novela:
http://www.youtube.com/watch?v=k5e-xDQnhAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário