domingo, 22 de novembro de 2009

BOZO-1980-1991



O palhaço Bozo (no Brasil, com nome completo, ficou "Bozo Bozoca Nariz de Pipoca") é um personagem criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston, que fez muito sucesso em vários países do mundo.
[editar] História
Bozo foi criado em 1946 por Alan W. Livingston, que produziu um album de discos de histórias infantis e livros ilustrativos. O dublador original do Pateta, P. Colvig, foi que fez a voz do personagem nas gravações.
Em 1949, o Bozo começa sua carreira na televisão. Larry Harmon, que foi um dos primeiros a interpretar Bozo na TV, comprou os direitos do personagem, e o transforma em uma franquia, ele dá a ele uma personalidade engraçada, e junto com estilistas de Hollywood inventa um cabelo espetado para o personagem.
Nesta época Bozo fez muito sucesso na televisão americana, Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpreta-lo, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Outro ator que interpretou o personagem nos Estados Unidos foi Bob Bell, que foi o Bozo por 25 anos. Quando o palhaço era interpretado por Willard Scott, o seu programa fazia merchandising para a lanchonete Mc Donald´s, mais tarde Mc Donald´s criou seu próprio personagem Ronald McDonald, e Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpreta-lo.
O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40 países, entre eles, o Brasil, onde tornou-se muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991). O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
Com o sucesso do personagem, outros atores - Manoel Duarte, Luís Ricardo, Caio Machado, Diego Três, André Peixe, Charle Myara, Marcos Pajé, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora. Outros palhaços interpretaram Bozo em shows pelo país.
Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Roni Cócegas) e Salci Fufu, este último vivido por Pedro de Lara.
O programa Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Roberto, o último ator a encarnar Bozo no Brasil. Com a extinção do programa, Arlindo Barreto passou por problemas derivados do uso de drogas ilícitas. Depois, tornou-se pastor.
No dia 14 de Março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos.

Curiosidades
O primeiro dublador do Pateta, Pinto Colvig, foi o primeiro a interpretar o Palhaço Bozo, mas em uma gravação de disco, e aparições em lojas para divulgação do personagem.
O palhaço Krusty de Os Simpsons é uma paródia do Bozo.
Nos Estados Unidos, existe uma lenda urbana, que diz que uma criança que participava do Show do Bozo teria se zangado com o palhaço e o insultado ao vivo (fonte), curioso é que um fato parecido com esse, realmente aconteceu na versão brasileira do Programa do Bozo exibida pelo SBT nos anos 80.



videos do programa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário