segunda-feira, 23 de novembro de 2009

METRO-1979-1988



Metrô
São Paulo, SP
País
Brasil
Gêneros
New wavePop rock
Período em atividade
1979 - 1988
Gravadoras
CBS/Trama
Integrantes
Virginie BoutaudYann LaouenanDany RolandAlec HaiatZaviê Leblanc
Metrô foi uma banda brasileira de new wave formada em 1979 na cidade de São Paulo.
Formado por Virginie (voz), Alec (guitarra), Yann Lao (teclado, piano, guitarra e percussão), Zavié (baixo), Dany Roland (bateria, violão, guitarra e acordeom) - todos eles franceses radicados no Brasil -, a banda foi conhecida especialmente na primeira metade da década de 1980, quando obteve sucesso nas paradas brasileiras com canções como "Beat Acelerado", "Johnny Love" e "Tudo Pode Mudar".

1 História
1.1 Início
1.2 Sucesso
1.3 Sem Virginie
1.4 Retorno
2 Componentes
3 Discografia
3.1 Oficial
3.2 Outros
4 Notas e referências
5 Ligações externas

História
Início
A banda (que teve inúmeras formações) nasceu com o nome de "A Gota" (depois "A Gota Suspensa") influenciados pelos anos 60 e 70 (Beatles, Tropicália, Novos Baianos, Pink Floyd, Weather Report,etc). Com esse nome, o grupo lançou um LP independente em 1984. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção da gravadora CBS, que os contratou. A Gota Suspensa mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o estilo rock progressivo e adotou uma linha mais pop/rock, influênciados pela "New Wave"
Sucesso
No final de 1984, o grupo gravou um compacto, com a música "Beat Acelerado", que obteve grande sucesso no Brasil. Em 1985, foi lançado "Olhar", primeiro LP do Metrô. O grupo também participou da trilha sonora do filme brasileiro "Rock Estrela", dirigido por Lael Rodrigues e "Areias Escaldantes" de Francisco de Paula.

Sem Virginie
O grupo passou a realizar vários concertos por todo Brasil. O excesso de shows e de exposição, somadas as pressões comerciais, desgastaram a banda. No auge do sucesso, a vocalista Virginie foi descartada deixando o Metrô em abril de 1986.
Os membros remanescentes haviam convidado, ainda durante a turnê de promoçao do disco OLHAR Pedro (d´Orey) Parq, ex-vocalista do grupo de rock português Mler If Dada, para substituir Virginie, e quase adotaram um novo nome: "Tristes Tigres". Em 1987, eles lançaram o LP "A Mão de Mao",. Virginie trabalhou enta com Arrigo Baranabé, e descobriu Itamar Assunçao, Vania Bastos, Carls Careqa, Eliete Negreiros e tantos outros artistas que lhe mostraram outros sons e outras turmas.Ingressou em uma nova banda, chamada "Fruto Proibido", que lançou em 1988 o álbum "Crime Perfeito", acompanhada de musicos excelentes, mas o casamento foi curto. Os outros cinco "Metrôs" se separaram em 1988.
Em 2002, Virginie, Dany e Yann lançaram Déjà Vu, que foi distribuido no Brasil, Portugal, França e Japao.

Retorno
Após o fim, alguns dos integrantes voltaram para a Europa onde formaram "The Passengers" em 1992 lançando CD Homônimo e fazendo vários shows pela Bélgica e França. Virginie casou-se com um diplomata e mudou-se para Namibia, depois Moçambique, Montevidéo e hoje vive em Madagascar. Anos depois, todos (com exceção de Virginie e Pedro) voltaram ao Brasil.
Em agosto de 2002, fecharam um acordo com a gravadora Trama, que lançou em novembro o CD "Déja-Vu". [1], que incluía composições inéditas e ainda regravações dos hits "Beat Acelerado" e "Johnny Love", além de covers de "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso) e "Mensagem de Amor" (dos Paralamas do Sucesso). O álbum ainda teve as participações especiais de Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Wally Salomão, Otto (ex-Mundo Livre S/A) e de Preta Gil, entre outros.
Além de Virginie, Dany e Yann, Zaviê participou de algumas gravaçoes. Em dezembro de 2002, Dany e Virginie convidaram o guitarista André, que havia participado das gravações de Déjà Vu para dois pockets shows nas FNACs de Pinheiros e Campinas e em 2003, realizaram uma turnê pela África. No final de abril e começo de maio de 2004, fizeram shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Paris e Lisboa.

Componentes
Virginie (vocal)
Yann Laouenan (teclados)
Dany Roland (bateria)
Alec Haiat (guitarra)
Zaviê Leblanc (baixo)
Pedro "Parq" d'Orey (vocal)
Discografia
Oficial
1984 - Beat Acelerado (CBS - Compacto simples)
1985 - Olhar (CBS - LP - Sony CD)
1987 - A mão de Mao (CBS - LP - Sony CD) - já sem Virginie
2002 - Déja-Vu (Trama - CD)
[editar] Outros
1983 - A Gota Supensa (CBS - LP) - Fase pré-Metrô
1988 - Virginie & o Fruto Proibido (CBS - LP) - Disco solo de Virginie
1992 - The Passengers (Adrenaline Records - LP CD) - Com Dany e Yann
Notas e referências
Grupo Metrô engata volta com "beat desacelerado" - Folha de S.Paulo, 29 de novembro de 2002

videos da banda:
http://www.youtube.com/watch?v=knQYxU4yHCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário